Cárie
A cárie dentária é uma das doenças mais comuns na odontologia, afetando pessoas de todas as idades. Ela é causada pela ação de bactérias presentes na placa bacteriana que se acumula nos dentes e que, se não for removida, pode levar à formação de cavidades nos dentes.
Causas da cárie dentária
A cárie dentária é uma doença multifatorial que afeta as pessoas de todas as idades e ela é causada pelo consumo excessivo de sacarose (açúcar) mas pode ser influenciada por outros fatores socioeconômicos, pH da saliva, entre outros. A doença cárie é caracterizada pela desmineralização do esmalte de dentes, começando com uma mancha branca e podendo evoluir para uma cavidade.
Conhecer as fases da cárie é importante para identificar precocemente a doença e evitar complicações futuras.
Sintomas da cárie dentária
Os sintomas da cárie dentária mudaram de acordo com o estágio da doença. Nos iniciais, a cárie pode não apresentar sintomas, mas à medida que a doença progride, podem surgir sensibilidade ao frio e ao calor, dor de dente, manchas escuras nos dentes, mau hálito e dor ao mastigar.
Tratamentos para a cárie dentária
O tratamento da cárie dentária envolve tanto a mudança de hábitos de dieta e higiene como o tratamento reabilitador dos dentes afetados pela doença. Em lesões iniciais, a reabilitação dos dentes pode ser a aplicação de um selante ou de um material restaurador para preencher a cavidade.
Nos casos em que a lesão de cárie afetou a polpa do dente, o tratamento pode ser mais complexo e pode incluir uma endodontia (tratamento de canal) ou a extração do dente, seguido da colocação de uma prótese dentária para restaurar a função mastigatória.
Prevenção da cárie dentária
A prevenção da cárie dentária é fundamental para manter a saúde bucal e evitar complicações futuras. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da cárie, como manter uma boa higiene bucal diariamente, escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usando o fio dental diariamente.
Além disso, é importante evitar o consumo excessivo de açúcar e alimentos industrializados, adotar uma dieta saudável e visitar regularmente o dentista para avaliações e limpezas profissionais.