Menu

Menu

Telefone

(11) 99022-8792

Periodontia

A periodontia é uma especialidade da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como a gengiva, o osso e o ligamento periodontal. Essas doenças, conhecidas como doenças periodontais, são bastante comuns e podem levar à perda dos dentes se não forem tratadas.



Periodontia

Anatomia dos tecidos periodontais

Os tecidos periodontais são compostos pela gengiva, o osso alveolar, o ligamento periodontal e o cemento radicular. A gengiva é o tecido que recobre a base dos dentes e é dividido em gengiva marginal, que está em contato direto com os dentes, e gengiva inserida, que está ligada ao osso alveolar. O osso alveolar é o tecido que sustenta os dentes na mandíbula e no maxilar, enquanto o ligamento periodontal é uma faixa de tecido fibroso que liga o dente ao osso alveolar. O cemento radicular é uma camada fina de tecido que recobre a raiz do dente e ajuda a fixá-lo ao ligamento periodontal.

doença periodontal

Doenças periodontais

As doenças periodontais são causadas principalmente por bactérias presentes na placa bacteriana, que se acumulam na superfície dos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso do fio dental, ela pode causar inflamação na gengiva (gengivite) e, se não for tratada, pode evoluir para uma periodontite, que afeta o osso e o ligamento periodontal.Além da falta de higiene bucal, outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento das doenças periodontais incluem o tabagismo, o estresse, a diabetes e alguns medicamentos.Os sintomas das doenças periodontais incluem gengiva vermelha, inchada e sensível ao toque, sangramento durante a escovação e uso do fio dental, mau hálito, sensibilidade ao frio e ao calor, e retração gengival.

tratamento periodontal

Tratamentos para doenças periodontais

O tratamento das doenças periodontais depende do estágio da doença. Na gengivite, o tratamento consiste em uma limpeza profissional feita pelo dentista, seguida de orientação sobre técnicas adequadas de higiene bucal e uso de enxaguantes bucais.Na periodontite, o tratamento é mais complexo e pode incluir raspagem e alisamento radicular (também conhecido como raspagem), cirurgias periodontais, uso de antibióticos e terapia a laser. O objetivo do tratamento é remover as bactérias e o tártaro acumulado nos tecidos periodontais, para que eles possam se recuperar e se regenerar.

Prevenção das doenças periodontais

É fundamental para manter a saúde bucal e evitar complicações futuras. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir o desenvolvimento dessas doenças, como manter uma boa higiene bucal diariamente, escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usando o fio dental diariamente.

Além disso, é importante evitar o tabagismo, controlar o estresse, adotar uma dieta saudável e visitar regularmente o dentista para avaliações e limpezas profissionais.

Outras medidas que podem ajudar a prevenir as doenças periodontais incluem o uso de enxaguantes bucais e escovas interdentais, que ajudam a remover a placa bacteriana nos locais de difícil acesso, e o tratamento adequado de condições médicas que podem afetar a saúde bucal, como o diabetes.

Ao adotar essas medidas de prevenção, é possível reduzir significativamente o risco de desenvolver doenças periodontais e manter uma boa saúde bucal ao longo da vida.

 

Periodontia

Não ignore esses sinais de alerta!

Marque uma consulta agora mesmo!

Como posso ajudar?