Menu

Menu

Telefone

(11) 99022-8792

Trauma Dentário

O trauma dentário é uma emergência comum na odontopediatria. Ele ocorre quando um dente é lesionado devido a um acidente, como quedas, pancadas, colisões ou outros tipos de lesões. O trauma pode afetar os dentes decíduos (dentes de leite) e permanentes. Neste artigo, discutiremos as causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção do trauma em odontopediatria.

Trauma dentário

Prevenção do Trauma Dentário

A prevenção do trauma é uma das melhores maneiras de evitar lesões dentárias. Alguns passos que os pais podem seguir para prevenir lesões dentárias incluem:

Ensinar as crianças a não morder objetos duros ou abrir brinquedos e embalagens com a boca;

Usar protetores bucais durante atividades esportivas de contato; Utilizar meias antiderrapantes

Ensinar às crianças como evitar lesões em brincadeiras ou atividades que envolvem contato físico;

Supervisionar as crianças durante as atividades, principalmente aquelas que podem ser mais perigosas, para garantir a segurança.

dente escurecido depois de um trauma

Sintomas de Trauma Dentário

Os sintomas do trauma variam de acordo com a gravidade da lesão. Em casos leves, pode haver apenas dor ou sensibilidade nos dentes queridos. Em situações mais graves, pode haver sangramento na boca, dor intensa, inchaço, mobilidade ou deslocamento dos dentes , fraturas ou avulsão dentária (quando o dente é completamente arrancado da boca).

Causas de Trauma Dentário

O trauma pode ocorrer por uma variedade de razões, como quedas, acidentes de trânsito, colisões esportivas, brigas ou outros tipos de lesões. Crianças que têm alguma má oclusão como mordida aberta ou os dentes para frente tem uma chance maior de sofrerem traumas dentários.

Diagnóstico do Trauma Dentário

O diagnóstico do trauma é feito através de exame clínico e radiográfico. O exame clínico envolve a avaliação dos dentes afetados, da gengiva, dos ossos da face e do lábio para identificar possíveis lesões. Os exames radiográficos podem ajudar a avaliar a extensão da lesão e detectar possíveis fraturas ou deslocamentos ósseos.

Tratamento do Trauma Dentário

O tratamento do trauma depende da gravidade da lesão. Em casos leves, o dentista pode recomendar o uso de analgésicos, repouso e aplicação de gelo na área afetada. Em casos mais graves, o dentista pode precisar realizar procedimentos como reparo de fraturas, imobilização de dentes afetados, reimplante de dentes avulsionados.

Seu filho sofreu um acidente e bateu a boca?

Não perca tempo! Agende uma consulta para acompanhamento o mais rápido possível.

Como posso ajudar?