Menu

Menu

Telefone

(11) 99022-8792

Frenectomia e Frenotomia

A frenectomia e frenotomia são procedimentos cirúrgicos que envolvem a remoção ou modificação do freio labial ou lingual. Esses procedimentos são realizados em pacientes de todas as idades, incluindo crianças, e são muito comuns na Odontopediatria.

O que é o freio labial ou lingual?

O freio labial é uma prega de tecido que liga a gengiva superior e inferior.. O freio lingual é uma prega de tecido que conecta a língua ao assoalho da boca. Ambos os freios podem ser curtos ou espessos, o que pode afetar a fala, alimentação, higiene bucal e amamentação.

frenectomia

O que é uma frenectomia?

A frenectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção completa do freio. A frenectomia é indicada quando o freio labial ou lingual apresenta-se muito curto ou espesso, prejudicando a mobilidade da língua ou do lábio superior e inferior. Além disso, é recomendado quando dificulta a higienização adequada. Esse procedimento é realizado com anestesia local e é considerado simples e rápido.

O que é uma frenotomia?

A frenotomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção parcial do freio. A frenotomia é indicada quando o freio labial ou lingual é apenas um pouco curto ou espesso, e não requer uma remoção completa. A frenotomia é realizada com anestesia local e é um procedimento simples e rápido.

Qual é a diferença entre frenectomia e frenotomia?

A principal diferença entre a frenectomia e a frenotomia é a quantidade de tecido removido. Na frenectomia, todo o freio é removido, enquanto na frenotomia apenas uma parte do freio é removida. Outra diferença é a indicação clínica. A frenectomia é indicada quando o freio é muito curto ou espesso e afeta significativamente a mobilidade do lábio ou da língua. A frenotomia é indicada quando o freio é apenas um pouco curto ou espesso, e não requer uma remoção completa.

frenectomia

Quais os benefícios da frenectomia e a frenotomia?

Esses procedimentos têm muitos benefícios para a saúde bucal da criança, incluindo:

Melhora da fala e alimentação

O freio labial ou lingual curto podem afetar a mobilidade da língua ou do lábio, afetando a fala e alimentação da criança.

Melhora da higiene bucal

A remoção do freio labial pode melhorar a higiene bucal da criança, permitindo uma escovação mais eficiente dos dentes e uma melhor prevenção de cárie e problemas periodontais.

Prevenção de problemas duradouros

O freio lingual curto pode causar problemas como má oclusão dentária e respiração. Já a presença de um freio lingual curto pode dificultar a sucção e prejudicar o aleitamento materno, que ao corrigir permite que o bebê se alimente adequadamente.

Melhora da autoestima

a correção do freio labial pode melhorar a aparência do sorriso da criança, aumentando sua autoestima e confiança.

Procura um especialista sobre como tratar o freio labial dos pequenos?

Marque já uma consulta!

Como posso ajudar?