(11) 99022-8792
A ortodontia preventiva e interceptativa é uma especialidade da odontologia que visa prevenir e corrigir problemas relacionados à posição dos dentes e dos ossos da face, com o objetivo prevenir, diagnosticar ou interromper o desenvolvimento de problemas ortodônticos antes que eles se tornem mais graves e difíceis de tratar. Ela visa tratar problemas relacionados ao crescimento e desenvolvimento dos dentes e da face, com o objetivo de obter uma oclusão dentária harmônica e funcional.
A ortodontia preventiva e interceptativa é uma especialidade da odontologia que tem como objetivo prevenir e corrigir problemas ortodônticos em crianças. Esta abordagem se concentra na identificação precoce de problemas alcançados e na implementação de tratamentos que ajudam a evitar problemas futuros para as crianças.
O objetivo da ortodontia preventiva é evitar problemas como má oclusão, dentes tortos, desalinhamento dental, mordida aberta, mordida cruzada e protrusão dental. A ortodontia preventiva é geralmente realizada em crianças em idade pré-escolar e em crianças em fase de crescimento, pois é durante essas fases que os dentes e os ossos da face estão em desenvolvimento.
A ortodontia interceptativa, por outro lado, é uma abordagem que se concentra em interromper ou corrigir problemas ortodônticos já existentes. A ortodontia interceptativa é realizada em pacientes que já apresentam problemas ortodônticos, como dentes tortos, mordida aberta, mordida cruzada e protrusão dental. A ortodontia interceptativa pode ser realizada em pacientes de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e adultos.
A principal diferença entre a ortodontia preventiva e a ortodontia interceptativa é o momento em que são realizadas. A ortodontia preventiva é realizada antes que os problemas ortodônticos apareçam, enquanto a ortodontia interceptativa é realizada após o desenvolvimento de problemas ortodônticos.
O dentista monitora o desenvolvimento dos dentes e, se necessário, utiliza dispositivos para guiar a erupção dos dentes permanentes e evitar problemas como aglomeração de dentes.
O dentista pode utilizar dispositivos que ajudam a expandir o maxilar superior, criando mais espaço para os dentes permanentes e prevenindo problemas de apinhamento.
O dentista pode ajudar a ajustar hábitos orais que podem levar a problemas ortodônticos, como sucção de dedo ou chupeta.
Os aparelhos fixos são utilizados para corrigir problemas ortodônticos já existentes, como dentes tortos, desalinhamento dental, mordida aberta, mordida cruzada e protrusão dental. Eles são colados aos dentes e possuem fios que exercem forças para movimentá-los.
Os aparelhos removíveis são dispositivos que podem ser retirados pelo paciente para comer, escovar os dentes e conversar. Eles são usados para tratar problemas ortodônticos, como espaços entre os dentes.
Existem vários problemas ortodônticos que podem ser prevenidos ou interceptados com a ortodontia preventiva e interceptativa. Os principais são:
A ortodontia preventiva e interceptativa é extremamente importante para a saúde bucal e geral do paciente. Ao corrigir problemas de má oclusão antes que eles se tornem mais graves, é possível evitar uma série de problemas de saúde bucal e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Agende uma consulta e comece a cuidar do sorriso do seu filho (a)!
Desenvolvido por Ative Branding