Menu

Menu

Telefone

(11) 99022-8792

Periodontia

A periodontia é uma especialidade da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como a gengiva, o osso e o ligamento periodontal. Essas doenças, conhecidas como doenças periodontais, são bastante comuns e podem levar à perda dos dentes se não forem tratadas.

ORTODONTIA PREVENTIVA E INTERCEPTATIVA

Importância da ortodontia preventiva e interceptativa

A ortodontia preventiva e interceptativa é uma especialidade da odontologia que tem como objetivo prevenir e corrigir problemas ortodônticos em crianças. Esta abordagem se concentra na identificação precoce de problemas alcançados e na implementação de tratamentos que ajudam a evitar problemas futuros para as crianças.

O objetivo da ortodontia preventiva é evitar problemas como má oclusão, dentes tortos, desalinhamento dental, mordida aberta, mordida cruzada e protrusão dental. A ortodontia preventiva é geralmente realizada em crianças em idade pré-escolar e em crianças em fase de crescimento, pois é durante essas fases que os dentes e os ossos da face estão em desenvolvimento.

A ortodontia interceptativa, por outro lado, é uma abordagem que se concentra em interromper ou corrigir problemas ortodônticos já existentes. A ortodontia interceptativa é realizada em pacientes que já apresentam problemas ortodônticos, como dentes tortos,, mordida aberta, mordida cruzada e protrusão dental. A ortodontia interceptativa pode ser realizada em pacientes de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e adultos.

A principal diferença entre a ortodontia preventiva e a ortodontia interceptativa é o momento em que são realizadas. A ortodontia preventiva é realizada antes que os problemas ortodônticos apareçam, enquanto a ortodontia interceptativa é realizada após o desenvolvimento de problemas ortodônticos.

 

A ortodontia preventiva inclui tratamentos como

Orientação de erupção dentária

O dentista monitora o desenvolvimento dos dentes e, se necessário, utiliza dispositivos para guiar a erupção dos dentes permanentes e evitar problemas como aglomeração de dentes.

Expansão maxilar

O dentista pode utilizar dispositivos que ajudam a expandir o maxilar superior, criando mais espaço para os dentes permanentes e prevenindo problemas de apinhamento.

Correção de hábitos orais

O dentista pode ajudar a ajustar hábitos orais que podem levar a problemas ortodônticos, como sucção de dedo ou chupeta.

A ortodontia interceptativa, por sua vez, inclui tratamentos como

Aparelhos ortodonticos fixos

Os aparelhos fixos são utilizados para corrigir problemas ortodônticos já existentes, como dentes tortos, desalinhamento dental, mordida aberta, mordida cruzada e protrusão dental. Eles são colados aos dentes e possuem fios que exercem forças para movimentá-los.

Aparelhos ortodônticos removíveis

Os aparelhos removíveis são dispositivos que podem ser retirados pelo paciente para comer, escovar os dentes e conversar. Eles são usados ​​para tratar problemas ortodônticos menos graves, como espaços entre os dentes.

Principais problemas ortodônticos que podem ser prevenidos ou interceptados

Existem vários problemas ortodônticos que podem ser prevenidos ou interceptados com a ortodontia preventiva e interceptativa. Os principais são:

A ortodontia preventiva e interceptativa é extremamente importante para a saúde bucal e geral do paciente. Ao corrigir problemas de má oclusão antes que eles se tornem mais graves, é possível evitar uma série de problemas de saúde bucal e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Você está em busca de um sorriso saudável e bonito?

A Clínica +Afeto oferece tratamentos de Ortodontia preventivos e interceptativos, que ajudam a prevenir e corrigir problemas atendidos desde cedo, garantindo um sorriso perfeito e saudável.

Agende uma consulta e comece a cuidar do sorriso do seu filho (a)!

Como posso ajudar?