Menu

Menu

Telefone

(11) 99022-8792

Preservando os Sorrisos Infantis de Cárie

Dicas_de_Prevenção_de_cárie_em_crianças

A prevenção da cárie em crianças é um assunto importante e deve ser tratado com atenção pelos pais e responsáveis. A cárie é uma das principais causas de dor de dente e perda dentária em crianças. Por isso, é fundamental adotar medidas preventivas desde cedo, para evitar que a cárie se desenvolva e comprometa a saúde bucal dos pequenos. 

Neste artigo, vamos apresentar dicas importantes para prevenir a cárie em crianças com hábitos de higiene bucal adequados e cuidados regulares com os dentes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cárie dentária é uma das doenças não transmissíveis mais prevalentes em todo o mundo. Estima-se que cerca de 60 a 90% das crianças em idade escolar e quase 100% dos adultos tenham cárie dentária em todo o mundo. Felizmente, a cárie dentária é previsível e pode ser evitada com cuidados dependentes.

  • Você sabe o que é a cárie dentária?

A cárie dentária é uma doença em que o sinal clínico são cavidades nos dentes causadas ​​​​por uma desmineralização devido ao contato constante com ácidos  produzidos pelas bactérias presentes na cavidade bucal, após principalmente, a ingestão de sacarose. A placa bacteriana é uma camada pegajosa de bactérias, açúcares e outros resíduos que se acumulam nos dentes. Quando a placa não é removida através da escovação e do uso do fio dental, as bactérias são induzidas a produzir ácidos que corroem o esmalte dos dentes, causando a cárie.

  • Quer saber como prevenir a cárie dentária em crianças?

A prevenção da cárie dentária em crianças é um processo contínuo que começa desde o nascimento. Aqui estão algumas dicas para prevenir a cárie dentária em crianças:

  • Comece cedo

É importante começar a cuidar dos dentes do seu filho desde o nascimento. Quando os dentes começarem a aparecer, comece a escová-los com uma escova de dentes macios e pasta de dente com no mínimo 1100 ppm de flúor. 

  • Estabeleça uma rotina de higiene bucal

Ensine seu filho a escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, durante quatro minutos de cada vez. Certifique-se de que ele está usando uma escova de dentes macia e pasta de dente com flúor. Ajude-o a usar o fio dental diariamente. 

  • Escolha alimentos saudáveis

Evite dar alimentos açucarados e bebidas açucaradas ao seu filho, especialmente antes de dormir. Esses alimentos e bebidas aumentam a produção de ácidos que causam a cárie, por isso a dieta das crianças desempenha um papel fundamental na prevenção da cárie. Opte sempre por alimentos saudáveis para as crianças, como frutas, verduras e legumes.

  • Flúor

O flúor é um mineral que ajuda a prevenir a cárie dentária. Use uma pasta de dente com no mínimo 1100 ppm de flúor para ajudar a prevenir a cárie dentária. Lembre-se de supervisionar o uso da pasta de dente para evitar a ingestão excessiva de flúor.

  • Consulte um Odontopediatra regularmente

O odontopediatra é especializado no atendimento a crianças e pode ajudar a prevenir e tratar a cárie dentária, além de orientar sobre hábitos de higiene bucal e dieta adequada. Com as estratégias de prevenção seguidas e o acompanhamento regular do dentista, podemos garantir um sorriso saudável para nossos filhos.

Quer garantir um sorriso saudável e livre de cárie para o seu pequeno? 

Comece agora mesmo a cuidar do sorriso do seu filho!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Dr. Vanessa Costa

Odontopediatra

Como posso ajudar?